CONTROLE FINANCEIRO

CONTROLE FINANCEIRO

 

 

Se está pensando em abrir sua empresa, abra sua empresa com a Pereira Montenegro, além de atendimento totalmente rápido e personalizado, você conta com especilistas para ajudar você atingir o sucesso de seu negócio, clique abaixo e fale com nossa equipe!

 

  

Clique Aqui e abra sua empresa!

 

 

 

 

ASSISTA O VÍDEO OU LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO FAZER O CONTROLE FINANCEIRO DE UMA MICROEMPRESA OU PEQUENA EMPRESA

 

 

 

Você tem controle financeiro? Caso tenha, já parou para pensar se o controle financeiro da sua micro ou pequena empresa, lhe ajuda nas tomadas de decisões?

 

É muito importante de ter um controle financeiro, conforme o IBGE cerca de 6 a cada 10 empresas fecham em menos de 05 anos de funcionamento.

 

 

 

 

 

 

 

PORQUE AS EMPRESAS FECHAM EM MENOS DE 05 ANOS?

 

 

 

As empresas fecham, pelo fato de não existir planejamento financeiro e um bom planejamento estratégico em seu negócio, é como esta empresa estivesse em um barco totalmente à deriva, pois a falta desse plano, faz com que o empresário não tome as decisões certas ou quando toma, não existe critério algum, ou seja, esse negócio se não tomar os devidos cuidados está fadado afundar, e se por acaso você está lendo esse artigo é porque quer mudar não é?! Vou te ajudar.

 

Inclusive vou deixar um artigo que escrevi sobre como fazer um plano de negócios, para você que vai abrir sua empresa, como fazer um plano de negócios (Clique Aqui).

 

Você empresário, tem a consciência que mesmo sendo uma micro ou uma empresa pequena é necessário um controle financeiro? Através desse artigo irei te ajudar a COMO FAZER UM CONTROLE FINACEIRO de forma simples e quem sabe irei ajudar você levar o seu negócio para um nível de crescimento surpreendente.

 

 

 

 

FLUXO DE CAIXA

 

 

 

O FLUXO DE CAIXA é muito importante, através dele permite o controle das Operações de uma empresa como compra ou venda de mercadorias ou serviços bem como as receitas de venda ou serviços de uma empresa.

 

 

 

 

 

COMO FAZER UM CONTROLE FINANCEIRO

 

 

 

Um controle financeiro é feito através de um PLANEJAMENTO FINANCEIRO (fluxo de Caixa), esse plano bem estruturado vai te auxiliar nas tomadas de decisões e ainda lhe mostrará como está a saúde financeira de sua empresa.

 

 

Saiba mais sobre planejamento financeiro em: PROJETE SEU FUTURO COM PLANEJAMENTO FINANCEIRO (clique aqui)

 

 

 

COMO DEVE SER FEITO?

 

 

 

É necessário ter um controle de tudo que entrou em dinheiro, imprescindível é preciso saber o quanto fatura a sua empresa.

 

Tão importante saber o quanto entra de receita em sua empresa, como também saber o quanto sai. Todas as saídas de dinheiro, como por exemplo pagamento a fornecedores, tributos, salários, comissões, despesas como água, luz, telefone, aluguéis, compra de insumos, material equipamentos, ate mesmo despesas eventuais não fixas como jantares, cafezinho, brindes para clientes e retiradas feitas pelos sócios, devem ser lançados no fluxo de caixa.

 

 

 

 

 

 

É muito importante, mesmo sendo pequeno é necessário ter esses valores em mãos, com isso você saberá se sua empresa está realmente trazendo resultados satisfatórios e ainda permite obter informações sobre a saúde da sua empresa com mais facilidade, bem como quando e onde investir o dinheiro.

 

 

 

Escrevi um artigo onde demonstro ao empresário de como atingir sucesso financeiro (clique aqui)

 

 

 

 

 

COMO DESENVOLVER UM HÁBITO DIÁRIO DE SEU CONTROLE FINANCEIRO?

 

 

 

Para tudo na vida em que queira mudar é necessário treino constante, não adianta você ficar apenas pensando é NECESSÁRIO AGIR, comece a fazer, treine até que este treino vire um hábito em sua vida, criando músculos. O músculo não chega de uma hora para outra é necessário sim se empenhar e lutar pela saúde financeira de sua empresa jamais desista.

 

 

 

DICAS DE COMO DESENVOLVER ESSE NOVO MÚSCULO DE CONTROLE DIÁRIO DAS FINANÇAS

 

 

 

FAÇA UMA PLANILHA

 

 

Uma forma bem simples de efetuar esse controle é criar uma planilha diária que deverá conter:

O dia, as informações de entrada de receitas, bem como as despesas e um saldo final.

 

 

A estrutura do fluxo de caixa, vai de acordo de cada empresa, bem como as necessidades de quem está administrando, o resultado do fluxo de caixa é demonstrar o quando de dinheiro está disponível para a empresa, os valores devem sempre corresponder ao que está no caixa bem como os valores que estão disponíveis no banco.

 

 

 

FECHE O CAIXA DIARIAMENTE

 

 

 

Tendo o hábito de analisar seu fluxo de caixa diariamente lançado as despesas bem como as receitas, é necessário fechar esse caixa, observe sempre o saldo final do dia a ser importado no próximo caixa do dia seguinte, sendo este o saldo inicial do caixa.

 

 

NUNCA ESQUEÇA

 

 

 

SALDO INICIAL/ SALDO FINAL

 

Anote as movimentações daquele dia, se vendeu à vista tenha uma coluna para vendas à vista pago em dinheiro, colunas a vista pagos no débito no cartão e uma coluna de vendas com vendas a prazo. Importante não esqueça de colocar o número da nota fiscal a fim de controlar a venda.

 

Deve ser anotado cada pagamento em uma coluna separada, devendo subtrair o valor da saída com o último saldo lançado.

 

 

Tanto as entradas como as saídas devem ser separadas em seu livro caixa diário.

 

 

 

 

USE UM SOFTWARE DE CONTROLE DE CAIXA

 

 

 

Existem muitas empresas com o custo bem acessível que fornecem software de gestão financeira, na minha opinião é muito melhor do que planilhas, pois estes softwares, muitos deles já estão integrados com o banco, ou seja, ao entrar no sistema, automaticamente se é importado o extrato bancário da instituição financeira, sobrando tempo para o gestor da empresa analisar outras questões.

 

 

 

 

 

 

JAMAIS MISTURE AS FINANÇAS DA EMPRESA COM AS FINANÇAS PESSOAIS

 

 

 

Muitos empresários, por má gestão financeira ou até mesmo por não saber como administrar sua empresa, acabam misturando gastos pessoais com as contas da empresa, deixando tudo uma bagunça.

 

Contudo, um empresário que mistura todos os gastos, fazendo isto acaba diminuindo o lucro da empresa, ou seja, uma empresa totalmente desorganizada e isso não pode acontecer, os empresários mesmo que pequenos devem ter essa consciência, para que o seu negócio cresça de maneira saudável e não esteja a deriva em um barco.

 

Aproveite este momento de reorganização das finanças da empresa, e reorganize também suas finanças pessoais, aplicando estas medidas que falei a pouco também em suas finanças pessoais.

 

Separando tudo, ficará mais claro e fácil de entender para onde está indo o dinheiro da sua empresa.

 

 

 

INVESTIMENTO FINANCEIRO COM SEGURANÇA

 

 

 

Com o controle financeiro elaborado, o empreendedor terá segurança na hora de tomar alguma decisão de crescimento em seu negócio, onde o mesmo poderá saber em investir em alguma máquina, em algum produto novo, enfim com o controle financeiro bem estruturado ajudará o empresário no crescimento do seu negócio.

 

A importância do planejamento financeiro de uma empresa, mesmo que essa empresa seja bem pequena, se fizer da maneira correta essa empresa se tornará grande, mas cabe a você empresário ter essa consciência e começar a AGIR.

 

 

Saiba diferenciar sua empresa das demais,  se portando como uma Empresa Profissional, e não como uma Empresa Amadora, vou deixar o link do artigo completo para você conferir a diferença entre uma Empresa Profissional X Empresa Amadora (clique aqui) Além de descobrir a diferença, irá aprender como profissionalizar sua empresa com dicas de Gestão Financeira.

 

 

 

 

CONTE COM A PEREIRA MONTENEGRO

 

 

Tenho certeza que ao aplicar essas dicas a sua empresa irá crescer!! Queremos te ajudar!!!

 

Conte com a ajuda da PEREIRA MONTENEGRO, nosso escritório de contabilidade além de contadores somos contadores consultores, onde ajudamos o empresário desde a abertura de sua empresa e ainda lhe ajudamos na elaboração do seu planejamento financeiro, pois queremos sim que sua empresa tenha um Controle Financeiro e nós podemos te ajudar, pois a Gestão financeira de sua empresa é muito importante.

 

Queremos que nossos clientes sejam financeiramente bem-sucedidos, com dinheiro suficiente para cobrir o seu custo de vida e realizar projetos futuros de forma confortável, sem precisar se endividar, portanto conte com a PEREIRA MONTENEGRO no crescimento da sua empresa.

 

 

Espero ter ajudado.

 
 
 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

Voltar

Compartilhe!