SAINDO DA CRISE FINANCEIRA

08 PASSOS DE COMO SAIR DA CRISE FINANCEIRA EMPRESARIAL

 

 

 

Um empresário, estava passando por sérios problemas financeiros em seu comércio e estava buscando uma saída para sair da CRISE FINANCEIRA. Os salários de seus colaboradores estavam em atraso, devia fornecedores, bancos, cheque especial estourado, enfim, a situação estava muito complicada, e para complicar mais ainda estava afetando seu relacionamento com a esposa e filhos, ele estava desesperado, buscando uma solução para sair daquele problema.

 

O empresário buscava estratégias a fim de superar aquela crise econômica que estava vivendo e com as medidas que aplicou em seu negócio, conseguiu sim superar a crise financeira que estava passando, por isso resolvi compartilhar com vocês.

 

 

 

ASSISTA O VÍDEO OU LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

 

 

 

 

 

 

Através desse artigo irei dar 08 passos para sair da crise financeira empresarial.

 

 

Mas antes de optar em buscar linha de créditos junto a bancos é preciso refletir sobre a real necessidade de financiamento.

 

 

 

1º CUIDADO COM EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

 

 

 

Quando um empresário se depara com uma crise financeira, ele acredita que a melhor solução é buscar empréstimos e financiamentos, mas antes de recorrer a empréstimos ou financiamentos, verifique realmente se há necessidade ou não de adquiri-los.

 

Para esses empresários que pensam em buscar empréstimos ou financiamentos para saldar dívidas em seu negócio pergunte-se será que esta é a melhor saída?

 

 

 

2º IDENTIFIQUE O PONTO DE DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO

 

 

 

É necessário identificar os pontos de desequilíbrio financeiro que levou a empresa a passar por esse momento tão difícil, deve ser analisado todos os registros financeiros da empresa, bem como suas receitas e despesas, a fim de avaliar e solucionar o problema.

 

QUAIS TIPOS DE CONTROLE DEVEM SER ANALISADOS?

 

 

·       CONTROLE DIÁRIO DE CAIXA

·       CONTROLE DE BANCO

·       CONTROLE MENSAL DE DESPESAS

·       CONTROLE DIÁRIO DE VENDAS

·       CONTROLE DE CONTAS A PAGAR E RECEBER

·       CONTROLE MENSAL DOS ESTOQUES

 

 

 

 

Fazendo uma análise nessas contas será possível verificar as razões pelo qual a empresa está sofrendo uma crise financeira.

 

 

 

 

3º INVISTA TEMPO EM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

 

 

 

 

Já escrevi diversos artigos, bem como vídeos explicando da necessidade de planejamento financeiro para uma empresa gerando crescimento e saúde financeira. Acesse a matéria completa (Clique Aqui)

 

Com a elaboração do Planejamento Financeiro em sua empresa, irá te dar parâmetros de crescimento, nas tomadas de decisões, e principalmente, demonstra ao empresário para onde o dinheiro do negócio está indo.

 

É muito importante investir em Planejamento Financeiro, pois organizando as finanças de sua empresa, em caso de emergência financeira, demonstrará a real necessidade de utilização de capital de giro junto a instituições bancárias.

 

A importância do Planejamento Financeiro é fundamental, para que seu negócio cresça e com um auto-diagnóstico, fará com que avalie se é realmente necessário a busca de empréstimos.

 

Ao ABRIR EMPRESA, para que seu negócio prospere, é necessário fazer as coisas de forma consciente e segura, tudo de forma planejada, portando deve ser muito analisado se realmente a empresa necessita buscar crédito ou não com outras instituições financeiras.

 

Com o planejamento financeiro elaborado, da a possibilidade de elaborar as receitas, os impostos, custos e despesas, bem como os investimentos de um determinado período.

 

 

 

 

4º REALIZE CORTE DE GASTOS

 

 

 

 

Ao analisar o planejamento financeiro de sua empresa, verifique a possibilidade de corte de gastos, verifique o que é realmente essencial para seu negócio.

Verifique por exemplo operadoras de telefone que oferecem o custo menor e o mesmo pacote de telefone e internet que já utiliza.

Tente alinhar com sua equipe economia de energia, copos descartáveis, toda economia é muito bem vinda.

 

 

 

 

5º AGRUPE SETORES DA EMPRESA

 

 

 

 

Uma das maneiras de sair de uma crise financeira empresarial é integrar setores, a equipe deve estar preparada que poderá sofrer integração de setores nesse momento delicado da empresa.

 

 

 

6º RENEGOCIE DÍVIDAS DA EMPRESA

 

 

 

Ao revisar os processos operacionais da sua empresa, a fim de reduzir custos e despesas, com intuito de aumentar receitas, agora é o momento de renegociar suas dívidas.

No entanto elabore um PLANO DE PAGAMENTO para a dívida, servindo como base de negociação junto ao credor.

Com o plano de pagamento demonstrará a real disponibilidade de recursos da empresa aos valores que devem ser pagos.

 

 

 

 

7º FAÇA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO NEGÓCIO

 

 

 

 

Faça um Planejamento Estratégico de seu negócio, a fim de garantir o futuro, é necessário tomar medidas, para que isso novamente não venha ocorrer.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO NEGÓCIO - é o mesmo que elaborar um processo de organização da empresa, como a elaboração de metas e como serão alcançadas, fazendo uma análise da situação atual da empresa, bem como definindo o seu futuro. Confira como montar um Plano de Negócios (clique aqui)

 

Além do Planejamento Financeiro e um Plano Estratégico do negócio bem estruturado, irá garantir que sua empresa nunca mais passe por essa situação de crise, com a devida aplicação, seu negócio ganhará força e crescerá da maneira correta.

 

Antecipar os momentos complexos de uma empresa é essencial, daí a importância do plano estratégico do negócio.

 

É necessário que o empresário analise com muita clareza e avalie como chegou nessa situação em que levou a empresa a passar pela crise financeira devendo colocar em prática algumas ações:

 

 

 

·       CRIAÇÃO DE METAS PARA O CRESCIMENTO DO NEGÓCIO;

 

·       ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE NEGÓCIOS, SE ESTE ESTÁ SENDO APLICADO OU NÃO, VERIFICANDO SE HÁ NECESSIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS;

 

 

·       VERIFICAR SE O PLANO DE MARKETING ESTÁ ATIGINDO EM SEU PÚBLICO ALVO;

·        

·       ANALISAR AS VENDAS E COMPRAS ADAPTANDO A PRÁTICA DO MERCADO.

 

 

 

Ter uma visão a longo prazo e com a elaboração do Plano Estratégico do Negócio essa rota é criada.

 

 

 

 

8º TENHA A PEREIRA MONTENEGRO COMO SUA ALIADA

 

 

 

 

Conte com a PEREIRA MONTENEGRO ASSESSORIA CONTÁBIL, nosso escritório além de contabilidade, somos contadores consultores financeiros, somos especialistas em gestão financeira das empresas, pois nosso comprometimento não é apenas entregar guias de tributos aos nossos clientes, nosso intuito é andar junto com o empresário desde questões tributárias, como também iremos ajudar na elaboração do Planejamento Financeiro e Planejamento Estratégico do seu negócio.

 

A saúde financeira dos nossos clientes, é muito importante, pois sabemos como é difícil uma empresa estar passando por dificuldades e muitas vezes não encontram uma solução a fim de resolver o problema.

 

 

ENTRE EM CONTATO CONOSCO (Clique Aqui)

 

Espero ter ajudado e contribuído com o crescimento do seu negócio.

 
 
 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

Voltar

Compartilhe!