MONTE UM E-COMMERCE PARA ENFRENTAR A CRISE

MONTE UM E-COMMERCE PARA ENFRENTAR A CRISE

 

 

Com o isolamento social, os negócios digitais tornaram-se ainda mais fundamentais, o que levou a um aumento do volume de dados da internet no país. 

 

Desde o dia 12 de Março, alguns e-commerce's registraram uma alta de vendas de até 180%, dentre as categorias estão no ramo alimentício, bebidas, beleza e saude, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

 

As compras online têm sido uma forma de garantir o isolamento, devido a redução de contato social, acaba diminuindo os riscos de contágio, vale dizer que é para qualquer tipo de compra.

 

Para você que quer começar a empreender mesmo em tempo de crise o E-commerce é um mercado atrativo, pois mesmo acabando a pandemia causada pela COVID-19, muitas pessoas irão adotar esse modelo de compra.

 

Irei demonstrar através de 6 passos como montar um e-commerce em meio a crise.

 

 

 

ASSISTE O VÍDEO OU LEIA A MATERIA ABAIXO NA ÍNTEGRA

 

 

 

 

 

1º PASSO - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E FINANCEIRO

 

 

Ao iniciar um negócio de e-commerce, se faz necessário um planejamento. Através de um plano de negócios, tendo um plano de negócios, evita que o empresário passe por problemas inesperados ou caso estes ocorram, com o planejamento fica mais fácil de acertar. Peça ajuda a um profissional da area contábil, ele poderá lhe ajudar de forma mais adequada, ajudando de forma mais precisa nas tomadas de decisão. 

 

Como começar o planejamento de negócio do seu e-commerce

 

• Você deve primeiramente estudar o mercado em que está querendo entrar, buscar conhecimento de mercado, sendo muito importante para que seu negócio de certo, você deve buscar empresas que atuem na internet no mesmo segmento que o seu, principalmente estude muito sobre vendas on-line.

 

• É necessário que busque um diferencial em relação aos seus concorrentes, pois produtos comuns se encontra em qualquer loja, já um produto diferenciado não é encontrado em qualquer lugar.

 

• Ainda em planejamento de negócios é necessário, fazer uma pesquisa de produtos que não estão no mercado ou que não são muito explorados, mas que tenham potencial de venda. Pense naquilo que seu futuro cliente precisa.

 

• Saiba para quem você irá vender, não é porque seu negócio está na internet que você irá vender para qualquer pessoa, é necessário saber quem será seu publico alvo, definindo o seu modelo de atuação.

 

• Você deve fazer um planejamento financeiro do seu e-commerce, ou seja, quanto precisará investir, para iniciar seu negócio, verificando também quais serão seus custos fixos para manutenção de seu negócio.

 

• Através do planejamento financeiro lhe mostrará prazo de retorno do seu investimento, onde lhe ajudará a entender melhor a lucratividade de seu negócio.

 

• O planejamento de seu negócio trará parâmetros de como seu e-commerce entregará valor para seu cliente, trazendo não só a venda do produto ao seu cliente, mas sim uma experiência que fará com que seu cliente busque sempre a comprar ou solicitar o serviço  de seu e-commerce.

 

 

 

2º PASSO - PLATAFORMA DE VENDAS

 

 

Há várias opções de plataformas de vendas disponíveis no mercado, o que você deve se atentar a essas plataformas:

 

• Planos ou pacotes mensais que cabem no seu bolso.

• Deve estar adequada ao seu e-commerce, observando sua funcionalidade é fácil de usar.

• Deve estar preparada aos mecanismos de buscas de vendas on-line, tráfego de navegação.

• Deve possuir meios de pagamento.

• A plataforma também deve possuir meios de entrega, como correios e transportadoras, calculando assim o frete dos produtos.

• E principalmente estar apta ao modo mobile.

 

 

 

3º PASSO - ESCOLHA O NICHO DE MERCADO DO SEU E-COMMERCE

 

 

Através de nichos de mercado, poderá lhe trazer excelentes oportunidades, pois existem mercados que não foram explorados ou que são muito mal explorados. É necessário concentrar as suas vendas em um determinado público alvo, fazendo com que você se torne especialista no assunto.

Pesquises as novas tendências de mercado e busque se aprimorar as necessidades dos seus futuros clientes.

 

Você sabe o que é dropshipping? 

 

É uma modalidade de e-commerce que não se faz necessidade de compra estoque, onde o investimento para este negócio é muito baixo. Fiz um artigo explicando detalhamento sobre o dropshipping e como atuar nesse segmento do e-commerce.

 

 COMO TRABALHAR COM DROPSHIPPING (CLIQUE AQUI)

 

 

 

4º PASSO - VISUAL DA SUA LOJA VIRTUAL NA INTERNET

 

 

É necessário que sua loja virtual seja atrativa e fácil de navegar, você deve caprichar nas fotos dos seus produtos. Se possível tire fotos demonstrando o uso desses produtos.

Como seu cliente não terá contato direto com o produto é necessário ter excelentes fotos, bem como a descrição detalhada do seu produto, que trará grande diferença na hora de seu cliente efetuar a compra.

 

 

 

5º PASSO - INVISTA E MARKETING DIGITAL

 

 

Marketing digital é o segredo, para que seu negócio esteja visível é necessário investir em marketing digital, gerando tráfego a sua loja virtual.

 

Você deve usar a internet para fazer a divulgação do seu e-commerce, entretanto, você pode usar suas redes sociais, publicidade no google, faça links patrocinados nos buscadores de pesquisa.

 

Existem também, publicidades que podem ser pagas no Instagram, Facebook, linkedin e Yotube, permitindo a você fazer os anúncios de seus produtos ou serviços, com isso gerará visibilidade dos seu negocio. 

 

Dependendo do segmento gere conteúdo relevante ao GOOGLE, como textos fotos, vídeos, infográficos e etc.

 

Você pode criar um canal no youtube onde poderá divulgar o seu conteúdo.

 

 

 

6º PASSO - ESCOLHA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL QUE VAI LHE AJUDAR NO SEU E-COMMERCE

 

 

Como já explicado anteriormente, ao montar qualquer negócio se faz necessário um plano de ação, esse plano de ação consiste em planejamento financeiro e planejamento estratégico do seu negócio.

 

No planejamento financeiro, você devera analisar os custos que terá ao abrir o negócio, bem como o preço a ser estudado e colocado nos produtos.

 

Já o planejamento estratégico, lhe dará parâmetros ante a concorrência, fornecedores, ou seja, se faz necessário, uma análise de mercado, 

 

Você deve ter ajuda de uma assessoria contábil, a fim de ajudar na melhor forma de tributação em que se enquadra a sua empresa, bem como no planejamento financeiro e gestão estratégica de seu negócio, o contador pode te ajudar e muito nestas questões.

 

A escolha desse profissional é muito importante pois ele tem que estar comprometido com o seu sucesso e não apenas em dar impostos para pagamento, deve te ajudar na gestão e planejamento da sua empresa contribuído assim com o sucesso de sua empresa. Então não deixe de nos procurar.

 

Caso tenham alguma dúvida, entre em contato com a Pereira Montenegro Assessoria Contábil Empresarial, temos uma equipe especializada que lhe ajudará no crescimento do seu negócio.

 

Espero ter ajudado.

 
 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

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