6 PASSOS PARA SAIR DE UMA CRISE FINANCEIRA EMPRESARIAL

 

A economia brasileira, ante a pandemia causada pela COVID-19, está causando desespero a muitos empresários, pois muitos estabelecimentos tiveram seus negócios fechados por determinação do governo, que acabou impactando drasticamente no crescimento de muitas empresas gerando assim uma crise financeira.

 

 

Gravei um vídeo no Youtube falando deste assunto, se preferir você pode escutar estas dicas do Blog, no vídeo abaixo.

 

 

 

Diante desse cenário avassalador é necessário que as empresas se recuperem, e o intuito desse artigo e ajudar você empresário a sair da crise financeira.

 

 

COMO SUPERAR A CRISE FINANCEIRA NA EMPRESA

 

 

Primeiramente, é necessário que o empresário tenha consciência que esta com sérios problemas de gestão financeira e planejamento estratégico do negocio, deve sim admitir o problema, pois feito isso e tendo a devida consciência dos problemas causados por má gestão financeira, poderá o empresário recuperar a saúde financeira de sua empresa e com isso superar a crise financeira.

 

Vou demonstrar através de 06 passos de como sair da crise financeira, onde lhe mostrarei algumas estratégias para que você empreendedor coloque em prática e supere a crise financeira.

 

 

  PASSO – INDENTIFIQUE O PROBLEMA DE GESTAO FINANCEIRA

 

 

É necessário identificar o problema que levou a empresa a enfrentar a crise financeira. É necessário fazer um levantamento de todas as finanças da empresa, sendo identificado os pagamentos e recebimentos.

 

Abaixo vou demonstrar algumas possíveis causas que gerou sua empresa a sofrer uma crise financeira, que deve ser identificada pelo empresário.

 

Veja alguns exemplos:

 

·         Faturamento baixo;

·         A empresa não tem caixa suficiente para honrar com seus compromissos financeiros;

·         Falta de reserva financeira ou capital de giro;

·         Falta de prazo de pagamento dada pelos fornecedores;

·         A empresa gasta mais do que ganha;

·         Metas não atingidas e muitas empresas não possuem metas;

 

 

Com uma avaliação detalhada você terá um paramento de onde gastou mais e o porquê que sua empresa ficou no vermelho, com isso irá fazer você superar a crise financeira, criando estratégias ante a crise econômica.       

 

Caso o empresário não saiba como identificar, é necessário pedir ajuda de um profissional como seu contador, pois ele é a peca fundamental que poderá ajuda-lo nesse momento tão difícil de crise financeira.

 

 

   PASSO – EFETUE CORTE DE GASTOS

 

 

É necessário, que você empresário saiba para onde o dinheiro de sua empresa esta indo, nesse caso é necessário efetuar corte gastos, como por exemplo redução de pacote de telefonia, economizar na energia elétrica, gastos com agua, cortes de copos descartáveis, redução de material de escritório, enfim, são alguns exemplos que devem ser analisados para que você empresário consiga reduzir alguns custos em sua empresa.

 

Deve ser analisado quais os custos que poderão ser cortados, fazendo uma análise geral de corte de gastos com as despesas da empresa, com isso ajudara a empresa a superar a crise financeira.

 

 

3º PASSO – RENEGOCIE DÍVIDAS COM CREDORES

 

 

No caso de dívidas é necessário a renegociação dessas dívidas, devem ser renegociadas as dívidas com banco, fornecedores, empresas prestadoras de serviços.

 

Eu sugiro que que faca uma lista de prioridades de negociação, pois não adianta renegociar se não tiver dinheiro para pagar.

 

É necessário fazer um plano de ação para o pagamento dessas dívidas e fazer uma escala de pagamentos sendo observado os pagamentos mais relevantes.

 

Débitos de cheque especial os juros em media cobrados pelos bancos até 150% ao ano, já as operadoras de cartão de credito os juros são ainda maiores chegando a 300% por ano,  por isso que deve ser efetuada uma boa negociação com os bancos e operadoras de cartão de credito, para a redução desses juros, com isso ajudara você empresário a sair da crise financeira.

 

 

4º PASSO- NÃO MISTURE FINANCAS DA EMPRESA COM AS FINANCAS PESSOAIS

 

 

Muitos empresários, por má gestão financeira ou até mesmo por não saber como administrar sua empresa, acaba misturando gastos pessoais com as contas da empresa.

 

É necessário que seja divido o que é da empresa não misturando assim os gastos, pois agindo dessa forma acaba diminuindo o lucro da empresa, ficando difícil de superar a crise financeira.

 

Neste momento de reorganização das finanças da empresa, é necessário que o empresário reorganize também suas finanças pessoais, sendo necessário também a aplicação dessas medidas em suas finanças pessoais.

 

 Separando tudo, ficara mais claro, onde lhe dará parâmetros para o crescimento de sua empresa, com essa estratégia fara com que a empresa saia da crise financeira empresarial.

 

 

5º PASSO- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

 

Depois de tudo isso, é necessário também fazer um planejamento estratégico financeiro, a fim de garantir a recuperação da empresa.

 

Com o planejamento estratégico financeiro dará parâmetros onde toda a empresa deve seguir.

 

É necessário que o empresário análise com muita clareza e avalie como chegou nessa situação em que levou a empresa a passar pela crise financeira devendo colocar em prática algumas ações:

 

·         CRIAÇÃO DE METAS PARA O CRESCIMENTO DO NEGÓCIO;

 

·    ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE NEGÓCIOS, SE ESTE ESTÁ SENDO APLICADO OU NÃO, VERIFICANDO SE HÁ NECESSIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE NEGOCIOS;

 

 

·         VERIFICAR SE O PLANO DE MARKETING, ESTA ATIGINDO EM SEU PUBLICO ALVO;

·          

·         ANALISAR AS VENDAS E COMPRAS ADAPTANDO A PRÁTICA DO MERCADO

 

 

6º PASSO – CONTROLE FINANCEIRO

 

 

Para o sucesso de um negócio, é necessário o controle financeiro, que ajudara na gestão financeira da sua empresa.

 

Com a manutenção diária da gestão financeira de sua empresa te dará parâmetros de decisões mais acertadas, evitando assim esse caos ocasionado por má gestão administrativa.

 

Tem sistemas de gestão financeira que o custo é baixo, com isso evita planilhas de Excel nada contra, mas estes sistemas te dão parâmetros mais precisos, que contribuirá com o crescimento do seu negócio evitando assim de uma vez todas a crise financeira que você está passando.

 

Tenha cuidado com seu negócio, cuide do financeiro da sua empresa, pois um financeiro saudável trará crescimento para sua empresa.

 

Caso tenham alguma duvida entre em contato com a Pereira Montenegro Assessoria Empresarial, nosso escritório além de contabilidade somos contadores consultores financeiros, somos especialistas em gestão financeira das empresas, pois nosso comprometimento não é apenas dar guias de impostos aos nossos clientes, nosso intuito é ajudar o empresário na gestão estratégica e financeira do seu negocio.

 

Entre em contato conosco, pois nossa equipe estará apta a te atender.

 

Espero ter ajudado e contribuído com seu crescimento da sua empresa.

 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

Voltar

Compartilhe!